Menu
Festa Nacional do Chimarrão é iniciada em Venâncio Aires
Por Rádio do Mate
Publicado em 02/05/2025 14:46
Erva-Mate

O governador Eduardo Leite esteve em Venâncio Aires para participar da abertura oficial da 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), nesta quinta-feira (1º/05). A festividade celebra a cultura e tradição gaúcha depois de ter sido cancelada em 2024, por conta do caos decorrente das chuvas e enchentes do ano passado em diversas cidades do Rio Grande do Sul. As festividades seguem neste final de semana e se prolongam até 11 de maio, aniversário do município.

 

Nesta edição, de 1º a 4 e de 7 a 11 de maio, a expectativa da organização é atrair mais de 150 mil pessoas ao Parque do Chimarrão e superar as edições anteriores. “O evento oferecerá uma programação diversificada, incluindo feira da agroindústria, feira comercial, shows de artistas locais, estaduais e nacionais, espaço gastronômico, oficinas culturais, competições esportivas, e muito mais. Mais do que uma celebração, a Fenachim é um encontro de gerações em torno da bebida símbolo dos gaúchos: o chimarrão”, destaca o site oficial do evento.

 

A cerimônia oficial de abertura ocorreu na tarde desta quinta-feira, no Chimarródromo - Parque do Chimarrão, em Venâncio Aires, e reuniu diversas autoridades locais, regionais e estaduais. Eduardo Leite; prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa; presidente da 17ª Fenachim, Vilmar de Oliveira; presidente da Afenachim, Elmar Becker; lideranças estaduais; prefeitos da região; vereadores; lideranças locais e regionais e as soberanas rainha Marina Severo Jantsch e as princesas Larissa Almeida Maciel e Ana Flávia Dornelles de Ávila; e o mascote Venâncito.

 

De início, a Orquestra de Venâncio Aires se apresentou antecedendo o ato de abertura. O presidente da Fenachim citou a importância da realização da festa. “O caminho até aqui não foi fácil, e a enchente fez com que tivessem a decisão de cancelamento da festa em 2024. Essa edição da festa carrega um grande significado, de amor as nossas tradições”, disse Vilmar de Oliveira. “A festa é uma celebração a nossa cultura, e o chimarrão é o símbolo dessa festa de superação”.

 

Para o prefeito de Venâncio Aires, a festa tem simbologia de união e tradição. “Venâncio aires completa no próximo dia 11 de maio, 134 anos de muito trabalho, dedicação, resiliência, e isso representa tudo que o Rio Grande do Sul representa”. Jarbas da Rosa citou tudo estava pronto em 2024, “mas não tinha vocês, porque estávamos ajudando as pessoas, as famílias, porque a cidade foi duramente atingida”, relembrou.

 

Para o governador é momento de celebrar no Parque do Chimarrão. “E hoje estava revivendo o momento de um ano atrás olhando minhas redes sociais e publicações. Estamos aqui de pé e firmes, e está aqui a Fenachim com esse povo celebrando. E nada melhor que uma roda de chimarrão, de celebrar a nossa amizade e a nossa vontade de estarmos juntos. Aqui tem gaúcho, tem força, tem coragem, tem garra”, frisou. “Me orgulho muito de ser o governador do Rio Grande do Sul”, completou.

 

Com informações e imagem da Fenachim.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online